top of page

D. ESMERALDINA É UMA MESTRA GRIÔ DO AMAPÁ

Herdeira da “Tia Chiquinha”, segue contando as histórias e cantando os ladrões de MARABAIXO da mãe e, como memória viva de sua cultura, vai ampliando-a com suas próprias criações.

Foi o que assistimos nas lives “BUSCANDO MINHAS RAÍZES...” protagonizada por ela, com colaboração de familiares, amig@s e de sua comunidade o “QUILOMBO DO CURIAÚ”. Desde o início de agosto, as lives vêm acontecendo toda semana, na “Maloca da Vó Chiquinha”, com o intuito de arrecadar contribuições para a publicação impressa de novas histórias como “O Sonho de uma Menina”, mas também 'causos' recontados por ela como a “A Lenda do Boto” e “A onça”.

Para o produtor e agitador cultural Paulo Rocha, D. Esmeraldina informou que a história "A Onça" está sendo ilustrada pelo pintor Ralfe Braga. O Tatamirô tem acompanhado a arte de D. Esmeraldina. A MESTRA GRIÔ é uma das fontes para a criação do NOVO RECITAL do grupo, que está na fase de LEITURAS e ESTUDOS com objetivo de montar o ROTEIRO do que é intitulado de, por enquanto, EXPERIMENTOS POÉTICOS Tatamirô.

ESMERALDA DOS SANTOS, escritora e artesã, nasceu 11/01/1955, em Macapá-AP, filha de Maximiano Machado dos Santos (o Bolão) e Francisca Ramos dos Santos (Tia Chiquinha). Estudou na Paróquia de São Benedito e Escola Paulo Freire. Concluiu seu Ensino Médio na Escola Estadual Maria do Carmo. Em 2002, publicou seu primeiro livro intitulado “História do meu povo”. Foi Patrona da primeira Feira de Livros do Amapá -FLAP, em 2012. Nos anos de 2013-14, circulou pelo Brasil com o grupo "Raízes do Bolão" por intermédio do Projeto "Sonora Brasil - SESC". Remanescente da cultura quilombola do Curiaú, Dançadeira e Cantadeira de Batuque e Marabaixo, D. Esmeraldina é uma das maiores divulgadoras da Cultura Amapaense.

PUBLICAÇÕES ● Livro História do meu povo, 2002 ● As Aventuras de dona florzinha, 2011 ● Melhor caminho é a Escola, 2014 ● Relato de viagem, 2014



Acompanhe D. Esmeraldina nas Redes Sociais: https://www.facebook.com/esmeralda.santos.31508

108 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page